Total de visualizações de página

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Dor e tribulação e a repreensão de Deus


Sofrimento e dificuldades ensinam? Eles são instrumentos divinos??? Deus usa doença e tragédia para "ensinar" as pessoas?

Hoje gostaria de ensinar sobre um assunto importantíssimo na vida cristã: a repreensão divina. É sabido pela Palavra de Deus que Ele ensina e disciplina os seus filhos como sinal de amor e de carinho, mas como é essa disciplina e essa correção? Será que temos atribuido tudo de ruim que nos acontece à correção de Deus? Será que satanás têm rido de nós por séculos?
Pra voce que gosta de estudos teológicos pronfundos, com certeza ficará satisfeito hoje!
Vamos analisar o texto de 2 Timóteo 3:16 no original, então preste bem atenção...

"Toda escritura é inspirada por Deus, e é útil para ensino, para a repreensão, para a correção e para instrução na justiça, para que o homem de Deus seja apto e plenamente preparado para toda boa obra."  
2 Timoteo 3:16

As escrituras não apenas contem as Palavras de Deus, as escrituras são as Palavras de Deus! 
A frase “inspirada por Deus” foi traduzida do Grego “THEOPNEUSTOS” que é uma palavra composta. A palavra “THEOS” significa “divindade, especialmente a suprema divindade” (ex. Deus), e a palavra “PNEO” significa “Respirar forte”. Logo, a palavra “THEOPNEUSTOS” literalmente significa, “DEUS RESPIROU”. Esta é a maneira que a Nova Versão Internacional traduz.
Josephus, que foi um historiador não-Cristão do primeiro século, disse, 
“O ensino Rabínico era que o Espírito de Deus repousou sobre e dentro dos profetas e falou através deles, de modo que suas palavras não vieram deles mesmos; mas da boca de Deus e eles falaram e escreveram no Espírito Santo. A igreja primitiva estava em total concordância com isso”. (Reinecker’s).
A despeito dos instrumentos humanos que Deus usou, as escrituras são como se Deus as  tivesse falado diretamente.
De acordo com a Concordância Bíblica Exaustiva Strong’s, a palavra Grega “DIDASKALIA” de onde a palavra ‘doutrina’ foi traduzida significa, “instrução" (a função ou a informação). A palavra doutrina ou ensino (nova versão internacional) implica informação ou crença sistemática ou organizada. A Palavra de Deus tem de ser a fundação de todos os nossos sistemas de crença e por isso a base de toda a nossa contestação do erro.

“Repreensão” foi traduzida da palavra Grega “ELEGCHOS” que significa “convicção”. A raiz dessa palavra significa “admoestar”. A Palavra de Deus é útil para admoestar pecado e erro.

“Correção” foi traduzida da  palavra Grega “EPANORTHOSIS”  e significa “restauração a um estado moral ou correto”; melhora de vida ou caráter”. 

Existem 2 tipos de ‘justiça’. A Palavra de Deus é útil para instruir em ambos os tipos de justiça. Ela nos ensinará a respeito de nossa posição correta em Cristo que é um produto de nossa fé nele. E ela nos ensinará como nos relacionar com o nosso próximo com ações corretas. 

No verso 17 a palavra "perfeito" ou "preparado" vem da palavra Grega “ARTIOS” que significa “completo”. É freqüentemente usada para referir à maturidade ou suficiência. Paulo está dizendo que a Palavra de Deus nos fará completos, maduros, e suficientes para toda a boa obra. Essa é uma declaração poderosa!

A Palavra é suficiente!

Muitas pessoas ensinam que a Palavra de Deus não é suficiente para completar nosso crescimento. Elas dizem que nós temos que sofrer, e sermos provados para atingir maturidade. Isso não é o que este verso está dizendo. A Palavra de Deus é capaz de fazer-nos  perfeitos em todas as áreas. Se voce permitir, a Palavra de Deus será suficiente - essa é a vontade perfeita de Deus.

Hebreus 4:12,13 "Pois a palavra de Deus é viva e eficaz..."
Romanos 15:4 "Pois tudo o que foi escrito no passado, foi escrito para nos ensinar..."
A Palavra de Deus nos dá exemplos de pessoas que obedeceram e prosperaram, e de pessoas que desobedeceram e não prosperaram em seus caminhos. Há quem diga que aprender com os próprios erros é inteligente mas na verdade seremos  sábios se aprendermos com os erros dos outros!

1 Corintios 10:13 "... não sobreveio a voces tentação (provação, tribulação) que não fosse comum aos homens..."
Tiago 1:13,14 "Deus não tenta (ou prova) ninguem".

"Mas Deus "castiga os seus filhos"" - (Hebreus 12:5-11)  - O verso preferido para sustentar a doutrina da repreensão e terror divinos! 
A palavra para castigar no grego significa "treinamento de criança" e confere a idéia de Deus, Pai Supremo, nos treinando pela Sua Palavra e nos corrigindo.

Deus é imparcial!

Atos 10:34 "Deus não haje com parcialidade".
O que Ele faz para uma pessoa, Ele deve fazer para todas.


"Se Ele me der cancer  a fim de me "corrigir" e "forjar o meu caráter", Sua justiça e imparcialidade demanda que Ele faça o mesmo com voce e qualquer outro Filho!"

Então diremos que aprendemos e somos aperfeiçoados SOMENTE pela Palavra de Deus? Certamente não! Infelizmemente a maioria de nós aprende por ventos contrários. 
A Palavra de Deus é capaz de completar-nos em todas as áreas sem esses sofrimentos se a deixarmos fazer seu trabalho. 
Nós podemos aprender através da Palavra de Deus ou através dos nossos erros. A escolha é nossa. A melhor escolha é aprendermos através da Palavra de Deus não acha!!!!!

Até a próxima!

Pra. Raquel Davis



Poderá gostar também desta postagem AQUI
Fonte: Palavra de Impacto Christian Center - Discipulado Jan/2010 (Pra. r davis)
Andrew Wommack studies in 2 Tim. 3:16






















Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...