Total de visualizações de página

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Help! Criticismo!

Help! Criticismo!




Hoje eu ainda estava na cama bem cedinho, quando tive que confrontar a pessoa que é mais dura comigo: Eu mesma! Uma coisa que tenho aprendido em minha caminhada é que, para ir mais 'alto' eu tenho que primeiro ir mais 'fundo', para ir mais acima tenho que ir mais para dentro... isso requer coragem pois não é uma tarefa muito fácil.


A maioria de nós prefere não mexer muito com o eu de dentro... podemos despertar algo que tememos...
A verdade é que, se voce não se conhece o inimigo já tem mais uma vantagem sobre voce, pois ele te conhece muito bem! Ele sabe todos os seus pontos fracos, suas virtudes e sabe também o que fazer para atingir 'um nervo'. Ele sabe o que te faz feliz e o que te deixa enfurecido, ele sabe o que te motiva e o que te faz perder as esperanças; Boy! são 6 mil anos de aprendizado!


Voce se conhece? voce sabe por que voce reage da maneira que reage em determinadas situacoes?


Eu amo a autora Joyce Meyer, e nesses últimos oito anos, Deus tem usado a vida e ministério dela pra me ensinar muuuitas coisas. No livro "eu e minha boca grande", ela fala que devemos fazer um jejum de palavras, tipo, um jejum de críticas por exemplo. Eu achei o máximo! E foi num desses jejuns que eu percebi o quanto eu posso ser crítica. Nem tanto das pessoas estranhas e amigos, mas principalmente de mim mesma e dos familiares mais chegados. Criticismo é pecado e precisamos tomar cuidado.
Entao, aprendi a me perguntar quando ouço/ou penso em passar uma crítica:
 a) qual a minha intenção (ou a intenção da pessoa criticando)?
b)É verdade?
c)Quem está dizendo? 
d)Isso que vou dizer, (ou estão me dizendo) esta sendo dito em amor?

Se voce se fizer essas mesmas perguntas, pensará duas vezes antes de criticar ou de aceitar alguma crítica!

E o que a Bíblia fala sobre isso?

"Não julguem, para que vocês não sejam julgados.
Pois da mesma forma que julgarem, vocês serão julgados; e a medida que usarem, também será usada para medir vocês." 
Mateus 7:1-2


Pois é, quando eu julgo/condeno alguém, estou me abrindo para o mesmo da parte de Deus; A medida que eu uso para julgar/condenar alguém (muito julgamento, médio, pouco), é a mesma medida que Deus usará comigo.

Descobri que esse espirito de criticismo é responsavel por muitos divórcios e relacionamentos fracassados;
Ele tem um parente bem próximo: Ofensa-(tenho um artigo inteiro sobre esse espirito aqui no blog).

E aí? Voce deve estar querendo saber se é uma pessoa crítica/intolerante?

Responda honestamente:


  • Voce está sempre achando algo errado nas pessoas mais próximas?
  • Voce acha difícil aceitar as pequenas faltas dos outros?
  • As pessoas te acham uma pessoa julgadora?
  • Voce acha difícil ver coisas boas nos outros?
  • Voce acha que está sempre certo?
  • Voce acha que na maioria das vezes as pessoas pensam que voce é arrogante?
  • Voce é facilmente irrritado pelos hábitos e maneirismos dos outros?



Eu aprendi, lidando com pessoas, que ninguém é o que é à toa. Sempre há uma razão para agirmos da maneira que agimos.

Se voce é uma pessoa crítica demais e intolerante, uma das causas pode ser:


  • Frustração com a própria vida;
  • Inveja dos outros;
  • Metas não atingidas;
  • Raiva;
  • Infelicidade;
  • Sentir-se abusada pelos outros (sente-se que estao tirando vantagem);
  • Não gostar de si mesmo;
  • Sentir-se amaldiçoada ou azarada de alguma forma;
  • Ser uma pessoa religiosa (espírito farisaico);
  • Ter tido pais extremamente duros e difíceis de agradar;


Como melhorar?


  1. Primeiro é confrontar-se com a verdade, e creio, que é a parte mais difícil!
  2. Depois é orar à Deus com o coraçãozinho aberto e disposto à mudança. Não se sinta culpado! Culpa mata, mas o arrependimento (que é uma mudança de idéia e de direção), é que realmente traz cura e mudança.
  3. Peça ajuda à alguém chegado - alguém que lhe fale quando voce estiver sendo crítica demais e/ou intolerante.  
  4. Saiba que é um processo. Alguns dias serão melhores do que outros. Continue progredindo e celebrando seu progresso!


Deus abençoe,

Até a próxima.
Pastora Raquel Davis





 

4 comentários:

Igreja Pentecostal Monte Sinai Sarandi-Paraná disse...

olá passando para retribuir a visita no meu blog, parabéns seu blog e muito belo.Que Deus possa continuar te usando grandemente para falar do amor dele.

Anônimo disse...

Maravilhosa mensagem pastora e me fez pensar como sou critica comigo mesma as vezes e como é difícil não julgar, mas todos temos que andar em obediência. Deus a abençoe.


http://cristaneando.blogspot.com.br/

Unknown disse...

Amém Suzy! é algo que precisamos ter cuidado diariamente... ninguem chegou lá! mas o alvo é a melhora a cada dia!
Obrigada por sua visita, volte sempre!
Pastora R. Davis

Unknown disse...

Uma linda mensagem Pastora,poucos são os que tem coragem e unção para abordar um tema tão forte como esse,quem dera todos tivessem essa coragem.Precisamos nos despir de toda arrogância que nos faz juízes e nos vestir de servos,como exemplo que nosso Senhor nos deixou.Parabéns

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...