Total de visualizações de página

terça-feira, 6 de março de 2012

O Princípio da Honra Parte 2



O Princípio da Honra Parte 2 (continuação do estudo do amigo e Pr. Leonardo)

"Portanto, dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem respeito, respeito; a quem HONRA, HONRA.”
Romanos 13:7




Apenas recapitulando, ressaltamos no estudo Parte I a importância de aplicarmos o princípio da honra em nosso dia a dia porque é um princípio do Reino que todo Cristão deveria conhecer e praticar. Em nossa igreja todos conhecem esse importante princípio e o ambiente onde a honra é observado é um lugar abençoador para quem dele participa. O lugar onde há desonra incomoda. O lugar onde há desrespeito, ingratidão, fofoca, contenda não é um lugar saudável para estar. Como não é o lugar que faz a pessoa, mas a pessoa que faz o lugar, espero que essa série de mensagens venha abençoá-lo e que o Princípio da Honra seja restaurado através da sua vida onde você estiver. No estudo anterior vimos que para andar no princípio da honra precisamos aprender a obedecer os protocolos das ocasiões e lugares que estivermos. Vejamos entãos as outras quatro maneiras de andarmos debaixo do Princípio da Honra.

***Se voce ainda não leu a postagem 'Princípio da Honra Parte 1, por favor clique aqui.

"2ª Maneira: APRENDA A AGRADECER O QUE OS OUTROS FIZERAM POR VOCÊ.

A gratidão também é uma maneira de honrar. Também poderíamos dizer que a gratidão é um protocolo. E de fato é. Mas se os protocolos abrem portas, a gratidão é o protocolo que mantém a porta aberta. Em 1 Ts 5:18 diz: “Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.” A vontade de Deus é que nós os seus filhos sejamos modelos de gratidão. E que em tudo na nossa vida, possamos encontrar uma razão para agradecer. Infelizmente muitas pessoas não sabem agradecer, não sabem reconhecer o bem que outros a fizeram. Por isso muitas portas se fecham. Lembre: A gratidão mantém a porta aberta.

            Quantos vão em estabelecimentos e não são tratados mais como antes. Vai ver é porque o cliente deixou de agradecer pelo atendimento ou elogiar a refeição por exemplo. Esse é epenas uma forma de honrar. Existem tantas outras. As vezes alguém faz um favor para lhe ajudar e você não agradece. Isso é desonra.

Precisamos aprender a agradecer por tudo. Como eu me sinto honrado quando algum irmão ou irmã me procura no final de um culto para me agradecer por Deus ter nos colocado em sua vida. Isso é honra. Como seria bom se um pai virasse para o seu filho e gradecesse por ele ser o filho querido do seu coração. Como os casais seriam abençoados se houvesse o hábito de dirigir palavras de gratidão e reconhecimento por Deus ter colocado um na vida do outro. Quantas amizades também seriam fortalecidas com isso.

Aprenda a agradecer. Nem que seja por um copo de água que alguém lhe der. Isso é honroso e o que você reconhece em forma de gratidão permanecerá em sua vida, porque a gratidão mantém a porta sempre aberta.

A bíblia nos conta a história de dez leprosos que foram curados por Jesus. Leia Lucas 17:1-9. Veja que apenas um dos dez voltou para agradecer. O que foi que Jesus disse para ele? “Onde estão os outros nove? Levanta-te e vai, a tua fé te salvou.”  Repare que somente este que voltou para agradecer foi salvo, os outros nove foram apenas curados porque não tiveram o coração agradecido.

Tem muitas pessoas que não entendem porque alguém parou de falar com elas. Outros não entendem porque não são mais bem recebidos nos lugares. Pode ser a Ingratidão que fechou as portas. A pior coisa é quando encontramos alguém mal agradecido em nossa vida.       
           
            Então, seja agradecido sempre. Expresse isso de alguma forma, seja com um presente, com uma palavra, um gesto. Seja como for, mas agradeça. Agradeça a seu pai, sua mãe, esposo, esposa, filho, seu líder. Não seja orgulhoso, reconheça porque o que você reconhece não sai da sua vida. Não esqueça de honrar a Deus com a gratidão todos os dias, através de palavras, canções, e até mesmo com sua fidelidade nos dízimos e ofertas.
           
Gratidão é algo mais poderoso do que você pode imaginar. A gratidão pode abrir portas que você nunca imaginou que fosse capaz de entrar. A gratidão pode colocar você diante de reis e autoridades. O protocolo abre a porta pra você, mas a gratidão a mantém aberta. Ingratidão é uma forma de desonra. E as pessoas que são ingratas deixam de ser abençoadas. Por isso, pessoas que honram são pessoas agradecidas.

3ª Maneira: APRENDA A RECONHECER AS AUTORIDADES QUE ESTÃO SOBRE VOCÊ

Não há como honrar se você não reconhece a autoridade de Deus na vida do outro. Honrar é reconhecer. O princípio da liderança e da autoridade foi estabelecido por Deus para a manutenção da ordem e o progresso das coisas. Nenhuma casa, empresa, igreja, sociedade pode avançar se não houver líderes para conduzir as pessoas a um objetivo.

Só podemos reconhecer alguém como líder sobre nós se o honramos. Se não houver esse reconhecimento não há honra. Quem é seu líder na sua casa, na sua escola, seu trabalho, na igreja, na célula? Se ele(a) está nessa posição isso deve ser respeitado. O contrário disso se chama rebeldia e desonra que é o mesmo princípio de satanás e Deus abomina.

Algumas pessoas tem dificulade de se submeter a

 outra, isso porque não honram. Você nunca terá

 dificuldade de andar ao lado de quem você honra. 
A Bíblia nos apresenta um exemplo muito bom na

 pessoa de Davi e seus guerreiros. Você sabia que os

 guerreiros de Davi eram muito mais hábeis do

 que ele e que faziam coisas que Davi nunca fez?

 Veja o que está escrito em II Samuel 23.8-12.

 Mas eles se submetiam a Davi, porque reconheciam Deus na vida dele.

Você nunca terá dificuldade de andar ao lado de quem você honra. Como também, nunca terá dificuldade de obedecer, trabalhar e servir a Deus juntos, mesmo que o líder seja mais novo ou menos capacitado que você. Em muitas igrejas vemos que há pessoas que não conseguem se submeter ao líder, ao pastor, ou ao responsável pelo ministério porque não honram. Pessoas que não gostam de passar tempo com seus líderes. O ambiente fica desagradável e a pessoa acaba saindo ou mudando de igreja, ou pior, Deus retira o castiçal (o anjo da Igreja), e coloca-o em outro lugar. Mas repito, esse não é o principal motivo porque muitos mudam de igreja, mas também não deixa de ser um dos motivos. Reconheça que foi Deus quem colocou esse líder sobre você. Honre, respeite, ajude, porque um dia você também será honrado na mesma medida que honrar. Em nossa igreja temos várias funções e aqui líder tem honra de líder, obreiro tem honra de obreiro, diácono tem honra de diácono, vice-presidente tem honra de vice-presidente pastor tem honra de pastor. Quem não aprender isso nunca será líder em nossa igreja, porque, assim como quem não senta para aprender não pode ficar em pé para ensinar, quem não honra, não será honrado.

A honra se manifesta pelo nível de submissão que você está disposto a se colocar.  Nós não honramos com simples palavras mas com atitudes. Honrar pai e mãe como diz a Palavra significa reconhecer que eles são autoridades colocados por Deus em sua vida. A recompensa é o sucesso em tudo que fizer e vida longa.
Então, se você quiser andar no princípio da honra reconheça seus pais, seu esposo, seu chefe, seu líder de célula, seu pastor, professor, seu superior como líderes. Mesmo que você ache que ele(a) não mereça, faça a sua parte, porque como falamos anteriormente, um dia você será honrado e recompensado por isso.

4ª Maneira: APRENDA A SERVIR A QUEM VOCÊ HONRA
A honra que não serve não é honra. Porque a honra serve e quem não serve não honra. Até porque a honra precisa ser visível, palpável, tangível. E uma forma de fazer isso é servindo, ajudando, auxiliando, cooperando em algo.

Nosso Senhor e mestre, nosso maior exemplo na arte de servir e viver, Jesus Cristo, ensinou essa lição para seus discípulos quando se ajoelhou para lavar seus pés. Leia João. 13:4-17. “...se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou. Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as fizerdes.”
Jesus era uma pessoa de autoridade, se levantou, se ajoelhou e ensinou para que os discípulos também fizessem o mesmo com os outros.
Honrar é atitude. É dizer: eis-me aqui, pode contar comigo. É tratar com carinho e respeito. Nós vemos isso na bíblia inúmeras vezes. Elizeu serviu a Elias e recebeu porção dobrada do Espírito que estava sobre ele. Vemos os próprios guerreiros de Davi que serviram a Davi e reinaram junto com ele.
O exemplo mais marcante que vemos no Antigo Testamento foi o caso de Moisés e Josué. Josué era o moço de Moisés, serviu a Moisés a vida toda. Onde Moisés estava Josué estava lá para servi-lo. Por causa disso Josué foi mais longe que Arão e Hur, também companaheiros de Moisés. Josué estava na frente da batalha enquanto Moisés estava no monte orando. Quando Moisés ia ao Tabernáculo orar, Josué podia estar lá ao lado dele. Josué foi mai longe que os outros porque serviu a Moisés com coração.
No final da vida de Moisés, quando chegou a hora de passar a liderança, quem Deus escolheu para assumir o lugar de Moisés? Josué.  Deus disse para Moisés: “Toma Josué, servidor de Moisés, eu vou colocar nele o meu espírito.”E no meio de todo aquele povo, Deus manda chamar Josué e diz em Josué 3:7 – “Hoje começarei a engrandecer-te perante os olhos de todo o Israel, para que saibam que, assim como fui com Moisés, assim serei contigo.”


Josué foi honrado porque honrou primeiro, porque ele serviu. A pessoa mais autorizada e habilitada para te honrar é aquele a quem você se dispõe a servir. Mas se essa pessoa não te honrar tenha a certeza que um dia Deus vai levantar alguém para te honrá-lo. Esse princípio pode ser aplicado também na empresa em que trabalha. Faça o seu melhor com boa vontade, com dedicação. Não chegue atrasado, esteja disponível, porque além de estar sendo observado você estará honrando e isso abrirá muitas portas. Aplique esse princípio em sua família, relacionamentos e amizades. Semeie com ajuda e serviço porque a colheita é certa. Em nossa igreja, ninguém assume cargo de liderança sem antes passar pelo teste do serviço e da honra. Em nossa igreja não funciona a frase que diz que antiguidade é posto. Mas também não nos precipitamos em dar cargos a ninguém. Quanto antes aprender a andar e a servir no princípio da honra, mais rápido galgará posições de honra. E eu louvo a Deus pela vida dos nossos irmãos que honram sua igreja. Esse princípio também não quer dizer que o líder deve reivindicar para si serviço em troca de alguma coisa. Mas não perdemos nenhuma oportunidade de servir.

5ª Maneira: APRENDA A ORAR PELAS AUTORIDADES QUE DEUS COLOCOU SOBRE VOCÊ

Nós temos uma obrigação diante de Deus Pai, de orar por todas as pessoas que estão investidas de autoridade. Isso inclui a nossa liderança.1 Tm 2:1-2  lemos: “Admoesto-te, pois, antes de tudo, que se façam orações, intercessões, e ações de graças, em favor de todos os homens;  Pelos reis, e por todos os que se acham investidos de autridadade, para que tenhamos uma vida quieta e sossegada, com toda a piedade e respeito.”

Precisamos aprender a desenvolver o hábito de orar pela liderança que está acima de nós. Quando oramos por alguém nosso coração se úne ao da pessoa por quem oramos. É impossível desgostar alguém por quem oramos e abençoamos todos os dias! No texto que lemos acima, Paulo relaciona Oração com Respeito. Poucos tem esse hábito, mas é o que Deus espera de nós.

Isso significa que Deus age em favor daqueles que oram por seus pais, seu cônjuge, seu líder, patrão, professor, seja quem for, devemos orar. Isso também é honrar. Devemos honrar não somente a presença mas também a ausência, não falando mal ou criticando nossos líderes mas orando e intercedendo por eles. Essa é a vontade de Deus.
Faça uma experiência na sua família: pegue na mão do seu esposo (a), filho (a), pai ou mãe e ore com eles, ore por eles. O seu coração rapidamente se unirá ao dele(a), e o dele(a) ao seu, e isso é uma atitude de honra. 

Em nossa igreja nós temos um hábito de orar por nossos líderes seja ele pastor ou líder de célula. Até mesmo quando estamos fazendo uma refeição, nós agradecemos pelo alimento como prova do amor e cuidado de Deus, mas também pedimos ao Senhor que guarde o pastor, o líder, e nosso ministério. Isso também é colocar em prática o princípio da honra. Não perca a oportunidade de orar pelos líderes não espirituais mas pelos líderes de governo, pelo seu patrão por exemplo. Certamente fazendo isso, como diz a Palavra, teremos uma vida sossegada


CONCLUSÃO:
Destacamos cinco maneiras de caminhar debaixo do Princípio da Honra. É claro que existem muitas outras maneiras. Mas creio que o que estudamos juntos servirá como uma janela aberta para iluminar muitos corações e restaurar honra em muitos lugares . Compartilhe esta palavra com alguém, com sua família, amigos, porque na medida que falamos o que aprendemos fixa-se ainda mais em nosso coração, afim de não esquecermos e se tornar um estilo de vida."
Pr. Léo

 Esperamos que tenham gostado desse estudo! Eu amei!

Pra. r davis



Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...