Total de visualizações de página

terça-feira, 6 de março de 2012

O Princípio da Honra (Parte 1)

Feliz Ano Novo caro fiel leitor!
Desculpem o atraso em postar novas coisas... já tem sido um ano super corrido! 

Como sabem, minha vida é a obra de Deus. Amo ajudar pessoas. Esse é o propósito NUMBER ONE da minha vida. Dedico minha vida a isso, e não há nada que não faria pelas pessoas que Deus coloca em meu caminho.




Esta semana iniciou de forma muito interessante para mim... algo muito maravilhoso aconteceu comigo e com o Pr Justin no culto de Ceia...Revelação!

Realmente vejo Deus me fazendo desejar fazer coisas ainda maiores para ele...abrir mão do que pertence somente à Deus... crer que Ele sabe cuidar de cada um que ama melhor do que eu! 

O pastorado é o chamado mais sublime que uma pessoa pode receber, e Deus sabe o quanto 'Honro' este alto chamado em minha vida... o pastorado pode ser muito solitário também... pode ser extremamente doloroso... contudo, não trocaria por nada neste mundo (e olha que já tentei há dois anos atrás!). A honra pelo chamado e o testemunho de pessoas que receberam uma palavra, uma cura, uma libertação são os motivadores à continuidade.


Desde setembro de 2011 essa palavra 'Honra' tem falado muito, muito comigo... eu e o pr. Justin estávamos fazendo uma série de estudos com o Pastor Keith Moore (http://www.moorelife.org), e em um desses estudos ele falava sobre o "Princípio da 'Honra'"- esse estudo me marcou! Me fez ver o quanto precisava honrar meu chamado, a unção de Deus sobre minha vida, o privilégio de servi-lo, honrar mais as pessoas... enfim, HONRA HONRA HONRA. 

Minha própria vida e ministério pessoal transformaram-se depois desse entendimento. E eu também pude perceber o quanto as pessoas precisam aprender sobre honra e respeito! Honrar aos pais, aos professores, ao patrão,aos mais velhos, ao líder de célula, discipulador e pastor, honrar uns aos outros. 

Hoje sei que para cada pessoa que possam vir a nos humilhar, desprezar ou desonrar, Deus levanta cinco que fazem exatamente o oposto... creia voce também nessa verdade caro leitor! Porque se voce semeia honra, voce receberá uma colheita de honra e por isso procuro semear todos os dias essas boas sementes.

Creio sinceramente que uma das chaves do sucesso de Deus é a honra. Posso afirmar também que uma das chaves para o fracasso é a desonra e desrespeito. Deus não abençoa uma pessoa ou um lugar onde não há Honra! 

Gostaria de compartilhar com voce meu amado leitor, um estudo sobre este tema que recebi de um colega de ministério, Pastor Léo (honra a quem merece honra!).
Que Deus possa falar tremendamente ao seu coração!

"O Princípio da Honra Parte I

Portanto, dai a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem respeito, respeito; a quem HONRA, HONRA.”
Romanos 13:7


Dedicamos os mêses de Dezembro e Janeiro em nossa igreja para estudar sobre o Princípio da Honra. A Palavra de Deus menciona várias vezes sobre Honra. Mas será que realmente estamos vivendo debaixo desse princípio? Que impactos na vida do cristão, na igreja, na família e na vida como um todo o Princípio da Honra pode causar? Como viver debaixo desse princípio? Que bençãos estão reservadas para quem anda em Honra? Como Igreja, queremos que a Honra seja uma marca presente e visível em nosso meio. Cremos que a Honra é uma chave que abre muitas portas. Em contra partida muitas portas estão fechadas para aqueles que desprezam esse princípio. A Honra também é uma semente que plantamos e colhemos na nossa própria vida. Quem semeia em honra será honrado de maneira poderosa. A Palavra nos assegura sobre isso. Você verá que esse ensino é fundamental para o nosso crescimento e que toca diretamente muitas áreas da nossa vida. Vamos ver então algumas verdades sobre a honra e como viver debaixo desse poderoso princípio bíblico.

1 ) POR QUE É IMPORTANTE APRENDERMOS

 SOBRE A HONRA?

 Porque a HONRA é um princípio que está presente em todas as esferas da nossa vida, como por exemplo nos relacionamentos, em casa, no trabalho, na família, na igreja, na sociedade, na escola.

HONRAR SIGNIFICA :valorização, respeitar, dar o devido valor, reconhecer algo como precioso, valioso.
E quando a bíblia fala, A QUEM HONRA, HONRA, ela
 está dizendo que a HONRA é algo direcionado à PESSOAS, não a COISAS.  
Esse pronome relativo QUEM se refere a PESSOAS e não a COISAS.
Infelizmente vemos ao nosso redor como esse princípio tem sido abandonado. As pessoas têm perdido o respeito e o valor uma pelas outras. Hoje em dia as pessoas têm valorizado mais as coisas do que as pessoas.  Há uma máxima que diz:COISAS foram feitas para serem USADAS e PESSOAS para serem AMADAS”. Mas o que nós vemos hoje é o contrário.Coisas são amadas e pessoas são usadas.  Coisas tem tido mais valor do que as pessoas. Por isso vemosas pessoas respeitando cada vez menos umas as outras, confiando cada vez menos umas nas outras. Se decepcionando cada vez mais umas com as outras.

Quantos exêmplos de DESONRA nós vemos:

a) Na família – filhos desrespeitando os pais, pais aborrecendo os filhos, esposos e esposas não se respeitam mais;
b) No trabalho – funcionários não respeitam seus patrões e vice-versa;
c) Na sociedade – Pessoas não respeitam mais as autoridades (polícias, governantes);
d) Na escola  - Alunos desrespeitando os professores;
e) Na igreja – Falta de respeito com o próximo, com os líderes, com os pastores, com os irmãos;
f) Com Deus – pessoas que só honram a Deus com os lábios mas o coração está distante Dele.

Se a Honra é um princípio Divino que abençoa, a “Desonra” é um princípio maligno que amaldiçoa. Isto porque o primeiro ser a desonrar foi Lúcifer que quiz ser maior que Deus e conseguiu com a sua astúcia convencer a terça parte dos anjos a se voltarem contra Deus. Por causa disso o próprio Deus o expulsou dos Céus. Parafraseando Deus disse para Lúcifer: “Saia como um raio da minha presença”.  Por isso que, quem DESONRA está dando legalidade a Satanás e seus demônios agirem na sua vida. E além do mais, perdem o direito da presença, ou seja, perdem o direito de permanecerem no lugar onde desonraram (ou com quem desonram).

GUARDE ISSO:
Quando decidimos honrar alguém de coração, estamos lançando sementes na nossa própria vida;
A honra é um serviço que vai nos levar ao êxito e a prosperidade;                                                                                                                       A honra é uma chave para acessar portas que nunca foram  abertas;                                                                                                                          Muitas pessoas estão com a suas vidas travadas por falta da honra;                                                                                                                              Toda vez que você honrar alguém, você colherá uma recompensa de honra;                                                                                                                             Você pode não colher da própria pessoa que você honrou, mas a vida vai devolver para você;
Mas como podemos andar debaixo do Princípio da Honra? Nesse estudo aprenderemos 5 maneiras. Abaixo segue o primeiro e nos estudos seguintes os outros




2) 5 MANEIRAS PRÁTICAS PARA ANDAR NO

 PRINCÍPIO DA HONRA:

1ª maneira) APRENDA A OBEDECER OS PROTOCOLOS DOS DIFERENTES LUGARES E OCASIÕES:

            Você sabia que dependendo da posição em que a pessoa se encontra, ou dependo do local que a pessoa vá, existe uma maneira de se comportar? Isso se chama PROTOCOLO. A bíblia diz que essa questão do PROTOCOLO é tão forte que uma rainha que perdeu o seu posto de rainha por ter quebrado um protocolo. O Nome dela era Vasti e sua história se encontra no livro de Ester. Ela desonrou ao rei não comparcendo a uma festa dada por seu marido que queria apresentá-la aos convidados. Um costume da época. O Rei ficou muito bravo e indignado com aquela desonra e consultou os sábios o que fazer. Eles disseram que se ele não a punisse exemplarmente nenhuma mulher do reino respeitaria seu marido. Vasti então foi punida severamente por quebrar aquele protocolo real, perdeu seu posto e foi condenada. Quem assumiu seu lugar foi Ester, a rainha que obedeceu a um protocolo estabelecido.

O protocolo o leva mais longe do que a sabedoria. Você pode ser um gênio, mas precisa aprender a honrar as leis de uma casa. Você precisa saber se apresentar diante das pessoas, de lugares, de autoridades. Praticamente todo o livro de provérbios fala sobre protocolo.
Existem protocolos que nunca podem ser quebrados. Vou citar pelo menos três, embora há vários outros dependendo da cultura e região. Mas apenas para exemplificar como é importante obedecer protocolos vamos ver esses três:

a)      PROTOCOLO DO TRATAMENTO

            Dependendo da pessoa com quem você estiver conversando ou se dirigindo o tratamento tem que ser diferente.
            Por exêmplo;
Se você é um aluno na sala de aula eo professor é um mestre - o professor tem que ser respeitado como PROFESSOR ou PROFESORA. A propósito, eu ainda sou da éppoca em que quando o professor entrava na sala de aula era recebido pelos alunos de pé com um “boa tarde querido professor”, dependendo do horário.
Se você é um paciente e está num consultório – Você deve chamar o médico de DOUTOR;
Se você esta no quartel e vai se dirigir a um superior – Vocêdeve chamá-lo pela PATENTE;
Se você vai se dirigir ao presidente da república – VOSSA EXCLÊNCA;
Se você está falando com alguém mais velho, ou acima de você em função – SENHOR ou SENHORA;
Na igreja também há um protocolo – CAHAMAMOS O OUTRO DE IRMÃO OU IRMÃ, PASTOR. ETC.

Então, dependendo da pessoa com quem você está se relacionando o tratamento muda. “Você”, “senhor”,“senhora”,  “vossa excelência” ou no caso da igreja “irmão” “irmã” "Pastor".
Educação é uma questão de honra. E isso inclui saber como dar o devido respeito as pessoas de diferentes posições e importância com relação a nós.
Infelizmente ao nosso redor vemos tanto desrespeito. Filhos falando de qualquer maneira com os pais, marido e esposa, funcionário e patrão, liderados e líderes. Enfim, é só observar a sua volta e identificar.
Seja uma referencia de honra no tratamento com as pessoas. Fazendo isso você estará honrando a Deus com seu testemunho, porque esse é um principio do Reino. Saiba como tratar os outros, isso é uma questão de honra.

b)     PROTOCOLO DE ROUPA

Dependendo da ocasião ou lugar, pede-se que use uma roupa adequada. Por exêmplo qual o tipo de roupa que se pede num casamento? Roupa social. Ou seja, se a pessoa vai a um casamento vestido de qualquer maneira ela estará desonrando os noivos.

Se você for fazer uma entrevista de emprego, por exemplo, o protocolo diz que no mínimo a pessoa vá apresentável.

Na igreja também há uma protocolo de roupa: ordem e decência. Colocar roupas indecentes, ou ir de qualquer maneira sem dar muita importância também é uma questão de desonra. Infelizmente tem mulheres e homens que vão ás reuniões de culto como se estivessem indo a um baile ou discoteca. Isso é desonra ao Senhor e ao lugar, cuidado.

Um outro caso que muitas pessoas também não percebem é quando recebem outras pessoas em sua própria casa. Tem gente que acha que só pelo fato de estar em casa pode receber os outros de qualquer maneira, sem camisa por exemplo no caso dos homens. Isso também é uma questão de honra,
O esposo também pode honrar sua esposa se vestindo bem especialmente para ela e vice versa. Um estará honrando ao outro dessa forma. Pense nisso.

       Então, fique atento, pois dependendo do lugar onde você vá, quem você recebe em casa ou com quem você estiver, sua roupa tem que ser diferente e apropriada para o momento e ocasião. Quantas portas já se fecharam na vida de muitas pessoas por causa disso!

c)      PROTOCOLO DAS “PALAVRAS MÁGICAS”

Esse é um outro protocolo que infelizmente está se tornanando cada vez mais abandonado em nossos dias.
“Dá licensa”“Posso entrar”  “Bom dia” “Boa tarde”  “Boa noite”  “Tô chegando”  “Desculpe”  “Obrigado”
“Por favor” São expressões que não se ouvem mais.

Poderíamos elencar outros exemplos de “palavras mágicas” que transmitem honra e respeito para com as pessoas.

Para ilustrar, tem algo muito comum que as pessoas não observam com relação a esse assunto. Por exemplo, o que diz o protocolo? Se você chega em algum lugar onde já há pessoas reunidas qual deve ser o procedimento de quem chega depois? No mínimio dizer: Dá licensa, estou chegando, ou seja, cumprimentar os presentes. Mas não. Tem gente que entra e sai e nem fala com ninguem. Tratam os outros como se não fossem ninguém, como se fossem uma “porta”. Como por exemplo na igreja: Quem chega depois deve cumprimentar os irmãos com “a paz do Senhor” “Graça e Paz”, seja como for: cumprimenta. Isso também é uma qustão de honra.

A falta de educação é tão grande hoje em dia que se você estiver vendo algumas fotos, lendo uma revista, o seja o que for, tem gente que toma o que está na sua mão sem pedir, depois é que pergunta se pode. Isso é desrespeitoso.

Tem pessoas que entram na sala ou no quarto (no caso dos filhos) sem bater, sem perguntar se pode entrar. Desculpe a expressão, mas já “saem entrando” sem pedir dá licensa.  Como isso acontece! Você conhece alguém assim?

Poderíamos citar tantos outros exemplos aqui, como não responder a e-mails, mensagens de texto ou telefonemas recebidos; como pessoas que conversam na hora do culto, não fecham os olhos para orar, não participam do louvor e adoração, estão na igreja mas de qualquer maneira. Isso tudo é desonroso e desrespeitoso. Tenha mais cuidado e observe se você está quebrando algum protocolo, talvez algumas portas ainda estão fechadas na sua vida por causa disso.

CONCLUSÃO

Irmãos, estamos vivendo numa geração que está cada vez mais deixando de lado o princípio da honra. Podemos ver isso no dia a dia, no trânsito, no ônibus, nas famílias entre filhos e pais, marido e mulher, no trabalho, na escola, na igreja e em todo lugar.
Precisamos resgatar O Princípio da Honra em nossas

 vidas e ser exemplo para quem estiver a nossa volta.

 E uma das formas de fazer isso é observando os

 protocolos pré-existentes. Não quebre protocolos de

 honra. Sua atitude pode abrir ou fechar portas."

Que tal ler a Parte 2 desse estudo hein?  


 Clique AQUI e leia agora.


Pra. R. Davis




Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...