Total de visualizações de página

quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

Quem cala consente?




Fique quieto

Olá caro leitor (a)! Voce já ouviu falar de um político e escritor irlandês, chamado Edmund Burke (1729-1797)? Pois bem, esse cara fez uma declaração que nos leva à olhar realmente para dentro de nós:

"Tudo o que é necessário para que o mau triunfe é para os homens bons fazerem nada."
Quando os bons não fazem nada, nada de bom é feito! Para ser bom, voce precisa fazer o bem (Lucas 6:35).

Eu gosto muito da parábola dos talentos (Mt 25:18-30), e nessa parábola Jesus passa um 'sabão santo' no servo que recebeu um talento e nada fez com ele. Ele  repreende-o e chama-o de inútil! Note que o cara não fez nada "ilegal" per se e nem algo bom, no entanto  seu problema foi apatia e passividade. 

E a famosa igreja de laodicéia descrita lá em Apocalipse 3:15-17? Seus membros foram repreendidos porque não  fizeram NADA! Muitos cristãos e muitas igrejas não fazem nada.


"Quando não fazemos nada ajudamos o mau a triunfar."

Deus nos ordena a não apenas evitar o mau, o erro, mas também ativamente expô-lo e opor-se à ele (Ef. 5:11). Alguém que se cala quando vê o erro à sua volta torna-se participante dele...
"Portanto não participe com eles dessas coisas." (Ef. 5:7)

Nos tempos do profeta Elias, o povo de Israel estava sofrendo de uma "passividade mórbida e crônica". O Rei Acabe com sua "digníssima" esposinha só conseguiram fazer tanta maldade, porque os bons calaram-se e nada fizeram!

"Elias dirigiu-se ao povo e disse: "Até quando vocês vão oscilar entre duas opiniões? Se o Senhor é Deus, sigam-no; mas, se Baal é Deus, sigam-no". O povo, porém, nada respondeu. 
1 Reis 18:21

Elias basicamente diz isso, "Quem cala consente". Ele disse que o povo estava em cima do muro... e o silêncio continuou!

Voce precisa se posicionar e falar! Jesus disse, "Quem não é por mim é contra mim." (Mt. 12:30). 
Na luta contra o mal não existe campo neutro, ou voce luta ou ajuda o inimigo!

Voce é daqueles que deixa qualquer pessoa falar mal dos seus amigos, irmãos, familiares, líderes? Voce prefere calar-se por medo de retaliação e oposição? Então voce é mesmo um servo inútil!
Se voce presencia uma injustiça, voce faz alguma coisa ou age como se não fosse problema seu? 
Se voce vê uma necessidade voce procura ativamente suprí-la ou olha apenas para seu umbigo?
Por favor, não seja um servo inútil!

Hoje Deus te chama para uma decisão. Seja a voz de Deus onde voce estiver. Não deixe o mau triunfar por causa de sua passividade meu irmão, minha irmã.

Até a próxima,

R. Davis








Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...