Total de visualizações de página

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

SEU MAIOR E PIOR INIMIGO (Setembro 2010)




________________________________________
"As palavras do mexeriqueiro são como feridas, e elas descem ao íntimo do ventre." Provérbios 18:08
"As palavras do mexeriqueiro são como feridas, e elas descem ao íntimo do ventre." Provérbios 26:22

É muito, muito raro na Bíblia para encontrar um verso que se repete palavra por palavra, no mesmo livro da Bíblia, no entanto, aqui encontramos as mesmas 14 palavras repetidas duas vezes em Provérbios. Isso deve significar que a sua mensagem é extremamente importante.

Deixe-me começar por dar um breve estudo nas palavras nestes versículos.
A palavra, "palavras," pode ser traduzida como "um bocado, saboroso mortal" ou "palavras de esporte." Algumas pessoas fazem  de fofocas um esporte. A palavra, “mexeriqueiro “, significa" vendedor de temperos. " A palavra "feridas", significa "ferida mortal". A palavra, "barriga", significa "cavidade humana inteira." Até agora a ciência está descobrindo que o seu espírito tem muito a ver com a sua saúde. A Bíblia já deixa isso bem claro há milênios.
O que está sendo dito nessas passagens é que os pedaços saborosos e mortais (palavras) de um vendedor de especiarias (delator), são as feridas mortais para todo o corpo humano (intimo do ventre - barriga). Note que ele não diz que estas palavras causam uma ferida mortal, mas elas são feridas mortais. Agora vamos observar o que acontece.
 
1. Alguém vai morrer.
2. Esta passagem fala de alguém estar gravemente doente. Existem apenas três pessoas diferentes mencionadas nestes versos: (1) linguarudo (2), o ouvinte dos contos, e (3) o objeto dos contos. Uma das três é aquele que tem as feridas mortais e vai morrer. Qual desses três possui as feridas mortais?

3. Quando um linguarudo dá o seu saboroso bocado mortal para o ouvinte, ele pensa que está a destruir o objeto de seus contos. Na realidade, é o que ouve ou aceita as saborosas guloseimas mortais que está sendo envenenado e destruído. o mexeriqueiro já foi destruído ou envenenado, mas não percebe isso. Embora ele esteja tentando destruir o objeto de seu contos, ele esta realmente destruindo o ouvinte e já destruiu a si mesmo. Assim, o objeto dos contos que é o que ele está tentando destruir, é o único que não é destruído! E verdade que nossas palavras tem o potencial de abater o espírito de uma pessoa, de quebrar a alma de uma pessoa e por isso precisamos ter muito cuidado com nossas palavras e sermos prontos pra pedir perdão quando ferimos alguém. 



Quando eu tento parar alguém de ser um linguarudo, um fofoqueiro, eu estou tentando impedi-lo de envenenar o ouvinte. O mexeriqueiro já está destruído. Você poderá destruir a pessoa a quem você está dizendo as fofocas e mexericos. Há cinco verdades aqui para lembrar: (1) O contador de histórias está a tentar destruir o objeto de seus contos, (2) O ouvinte é aquele que está sendo destruído; (3) O contador de histórias já foi destruído; (4) objeto é a única pessoa que não será destruída, e (5) Portanto, é apenas o objeto da fofoca que não e destruído apesar de ser a pessoa a qual o mexeriqueiro está tentando destruir.

Quando alguém chega até você com um saboroso petisco mortal de fofoca, você é a pessoa que está sendo envenenada, e você é o único que vai ser destruído. A maioria dos cristãos não se considera fofoqueiros, mas eles são descuidados sobre as coisas que se deixam ouvir.
Isso é autodestruição! Um cristão deve fugir de um fofoqueiro, mexeriqueiro da mesma maneira que  ele fugiria de alguém que tenha uma pistola carregada ou  uma faca nas mãos e que estivesse com a intenção de matá-lo. Nós não consideramos beber um copo de veneno, mesmo assim comemos as guloseimas, os bocados saborosos e  mortais do fofoqueiro! O que ouve e tão culpado quanto o que fala diante de Deus, então não se iluda com o fato de talvez você não passar o que ouviu adiante!!
Há centenas e talvez milhares de pessoas que foram destruídas por um  conto de alguns de meus inimigos, mas os inimigos não me destruíram.
Aqueles que tomaram o veneno foram destruídos. Um contador de histórias (fofoqueiro) está tentando feri-lo, embora ele não saiba.
4. O pobre coitado é o ouvinte dos contos. O mexeriqueiro já está mal e destruído, porque ele está  tentando destruir o objeto de seus contos. Aquele que ouve os contos geralmente é uma boa pessoa que simplesmente não têm a coragem de repreender o linguarudo. Como cortesia, ele ouve o conto, e o veneno é despejado nele. Uma vez que entra, vai para a parte mais íntima do seu ser, e ele começa a ser destruído! Não ouça  os contos, as fofocas pois você é a pessoa que vai se machucar! Se você escutá-los, você vai ser destruído. Fuja de fofocas. Fuja do contador de histórias! Fuja do caluniador. 
Fuja do fofoqueiro! Fuja!


5. O ouvinte deve saber que ele é quem deve morrer.

Fofoca e maledicência nos matam. Quando você ouve fofoca de alguém, você está espiritualmente se matando. Não dê ouvido. É veneno.
6. O ouvinte deve perceber que o contador de histórias está tentando matá-lo. O linguarudo não sabe. Ele acha que está tentando matar o objeto de seus contos, mas na realidade ele está tentando matar o ouvinte. Quer ser amigo de alguém que está tentando matá-lo? Esse linguarudo é um assassino que está tentando matá-lo. Não beba uma gota sequer de seu veneno, não importa o quão gostoso é! É mortal! Essa pessoa vai matá-lo espiritualmente e destruir a sua eficácia espiritual!

7. Deus nos deu avisos para não ouvir. Estes são avisos para os ouvintes em potencial não escutarem as fofocas. É melhor prestar atenção aos avisos de Deus. As pessoas boas são destruídas porque elas não temem o linguarudo. Se acreditassem nisto, fugiriam  de fofocas e do fofoqueiro com muito medo. Fofocas  são mortais para o ouvinte, não ao seu objeto pretendido. Provérbios 18:14, "O espírito do homem o sustentará na sua enfermidade, mas ao espírito abatido quem o pode suportar?"

 
Coisas que te matam ao  escutar a fofoca:
1. Ela vai matar seu espírito. O espírito de um homem pode sustentá-lo nas situações mais difíceis, mas uma vez que o espírito de um homem foi ferido, ele não pode suportar as dificuldades da vida. Muitas vezes o espírito ferido vem por aceitarmos o veneno sobre os outros. Você espiritualmente destrói a si mesmo se você aceitar as saborosas guloseimas mortais.

Quando uma pessoa vem até mim com um conto, uma fofoquinha sobre alguém, eu olho para ela como uma pessoa apontando uma arma engatilhada na minha cabeça.
Eles querem me machucar mesmo que eles não saibam disso. Eu não quero que ninguém destrua o meu espírito. Eu não vou permitir que o veneno mortal  entre na minha mente. Uma vez que o espírito foi destruído, é quase impossível para voltar a ser como antes.

2. Vai matar a sua confiança. Como faço para continuar  otimista quando sei de  muitos inimigos que estão tentando me destruir? Eu os ignoro! Eu não leio as suas cartas ou recebo suas  chamadas telefônicas. Eu não quero que eles destruam o meu espírito e me impeçam de ajudar pessoas que realmente  precisam de mim.
Um das mais tristes declarações que ouço repetidas vezes é: "Eu quase perdi toda minha confiança em pregadores; ou,  não confio mais nos meus pastores."
A razão que isso tem acontecido é porque você tem bebido o veneno. Você é o único que está sendo destruído. A maioria dos pregadores são bons e  piedosos, no entanto, sua confiança neles  tem sido danificada pelo veneno que você mesmo tomou quando deu ouvidos ao que não devia!

3. Ela vai matar a sua alegria. Eu posso olhar para o meu povo e ver exatamente  as que  tomaram o veneno. A alegria espiritual se foi, e eu posso ver isso em seus rostos. Tragicamente, a alegria do Senhor é difícil de recuperar. Tenho permanecido cheio de alegria, porque eu me recusei a beber o veneno. As pessoas se preocupam comigo, porque eu sou tão criticado e caluniado; ainda, eu  sou o único que não bebeu o veneno. Os ouvintes da calúnia são os que estão em perigo de perder a sua alegria.
Mesmo se eu odiasse alguém, eu não quero saber nada de ruim sobre ele, porque isso iria envenenar-me e destruir-me.
É por isso que eu ainda estou tão feliz. Eu não sei nada de ruim sobre as pessoas  porque me recuso a ouvir. Esse é o segredo para manter a sua alegria!

A Igreja de Jesus no mundo deve se engajar na única luta a qual Ele nos ordenou lutar, a luta da fé. Não devemos lutar uns contra os outros nem lutar com o diabo. Devemos lutar pela nossa fé. 
O diabo sabe muito bem como destruir-nos e tem usado sua arma contra nos! Se você tem feito fofoca, tem falado coisas ruins a respeito de outras pessoas, irmãos em Cristo, autoridades espirituais – você precisa se arrepender imediatamente. A Palavra e muito clara – os fofoqueiros e maldizentes não entrarão no reino dos céus.

Talvez você tem sido um fofoqueiro ‘passivo’. Você precisa se arrepender imediatamente, pois você esta se auto destruindo. Você que ouve e aceita a fofoca e maledicência é tão culpado e digno das mesmas conseqüências que sobrevirão ao fofoqueiro.
Fuja do fofoqueiro. Fuja da fofoca e preserve sua vida!
Fuja do fofoqueiro! Fuja!
Pra. R. Davis


(baseado no livro do PR. H. Jack) –
 

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...